BIANCA MATTIA GOLLO, fala sobre saúde da mulher.

enviado por 87 em 05/10/2020 14:10

BIANCA MATTIA GOLLO, fala sobre saúde da mulher.

Neste mês de outubro o Momento Livre, fará entrevistas que abordará assuntos diversos, e de interesse da população. E vamos iniciar as atividades com o assunto que faz referência a saúde da mulher, trazendo para debate o tema sobre o câncer de mama.

 É com muita satisfação que trazemos aos ouvintes da Rádio Comunitária “A Voz do Povo de Quilombo”, um bate papo com a enfermeira, BIANCA MATTIA GOLLO, falando sobre saúde da mulher.

Regiane - Bom dia Bianca, seja bem vinda, muito obrigado por aceitar nosso convite.

Bianca – Bom dia Regi, bom dia a todos os ouvintes da Radio Comunitária 87,9 a Voz do povo, é um imenso prazer estar aqui nesta manha conversando um pouco dialogando com vocês sobre o outubro Rosa.

 

Regiane - Para começar nossa entrevista gostaria que explicasse o que é o câncer de mama e qual a importância do outubro Rosa para prevenção do mesmo.

Bianca - O movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo;

- O nome remete a cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades;

- O movimento começou nos Estados Unidos;

- Todas as ações são direcionadas para  a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce;

- O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. 

- É o segundo tipo de câncer mais comum nas mulheres de todo o mundo;

- Corresponde a 25% de casos novos a cada ano;

 

Regiane - Em qual idade a mulher possui mais chances de desenvolver câncer de mama?

Bianca  - Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Tem na idade um dos mais importantes fatores de risco para a doença. Cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos.

-      FRISAR OUTROS FATORES DE RISCO:

-      Obesidade e sobrepeso após a menopausa;

-      Sedentarismo (não fazer exercícios);

-      Consumo de bebida alcoólica;

 

Regiane - Mulheres com caso de câncer de mama na família tem mais possibilidade de desenvolver a doença? Há cuidados mais especiais para mulheres nesta realidade?

Bianca - Sim! Mulheres com casos de câncer de mama na família, principalmente familiares de primeiro grau, como mãe e irmã possuem mais chances de desenvolver câncer de mama e são consideradas pacientes de risco para o desenvolvimento de câncer de mama e necessitam ficar mais atentas à saúde das mamas;

Regiane - A mulher que tem filhos tem maior probabilidade de desenvolver câncer? 

Bianca - Não! Ao contrário! Ter tido filhos e ter amamentado são fatores de proteção para o desenvolvimento de câncer de mama. Mas não ter tido filhos, não quer dizer que é um fator de risco, apenas a amamentação é um fator de proteção para o desenvolvimento do câncer de mama. Mas isso não é uma regra!

Regiane - Sabemos que a prevenção é o principal caminho para evitar o desenvolvimento do câncer de mama, mas as vezes fica a dúvida de qual é a idade mais indicada para começar prevenir o câncer de mama.

Bianca - Detecção precoce principais meios:

- Atenção à saúde das mamas;

- Autoexame de mamas;

- Exame Clínico de mamas;

- Mamografia de rastreamento;

 

Atenção à saúde das mamas;

- A orientação é que a mulher realize a autopalpação das mamas sempre que se sentir confortável para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem nenhuma recomendação de técnica específica, valorizando-se a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

- Esta estratégia se mostra efetiva. Grande parte das mulheres identifica o câncer por meio da palpação ocasional;

 

Autoexame de mamas:

- Para fazer o autoexame da mama é necessário seguir três passos principais que incluem fazer observação em frente ao espelho, palpar a mama de pé e repetir a palpação deitada.

- O autoexame da mama deve ser feito uma vez por mês, todos os meses, 7 a 10 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação.

- Todas as mulheres após os 20 anos devem realizar o auto exame da mama para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama.

 

Exame Clínico de Mamas:

- O Exame Clínico de Mamas é realizado pelo profissional de saúde para todas as mulheres. Compreende  parte do atendimento integral à saúde da mulher. Deve ser realizado com periodicidade anual;

- CHAMAR ATENÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO PREVENTIVO/ PAPANICOLAU/ CITOPAPOLÓGICO DE COLO DE ÚTERO;

 

Mamografia de rastreamento:

- Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas;

- Deve ser realizado em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, com intervalo máximo de dois anos a cada exame;

- A partir dos 35 anos de idade para mulheres que pertencem a grupos com risco elevado para desenvolver câncer de mama, com periodicidade anual, ou conforme avaliação médica;

Regiane -  No caso da atenção à saúde das mamas, quais são os sinais e sintomas que as mulheres devem estar atentas e, caso surjam, devem procurar um profissional de saúde?

Bianca -

•      - Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;

•      Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

•      Alterações no bico do peito (mamilo);

•      Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;

•      Saída espontânea de líquido dos mamilos

•      Ao identificarem alterações persistentes nas mamas, as mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

 

Regiane - Ao prestar atenção à saúde das minhas mamas eu perceber alguma alteração, como ou se eu encontrar nódulo palpável em meu autoexame de mamas? Como devo reagir? Ou ainda, como lidar como lidar com um diagnóstico e tratamento de câncer?

Bianca - Procure o Serviço de Saúde (Enfermeira, Médico, Ginecologista); O profissional realizará o Exame Clínico de Mamas;

- Em mulheres com menos de 35 anos de idade o exame complementar de escolha é a ultrassonografia;

- Em mulheres acima de 35 anos de idade a mamografia é o método recomendado. O exame mamográfico pode ser complementado pela ultrassonografia em determinadas situações clínicas;

- O Diagnóstico precoce do Câncer de Mama aumenta em 90% as chances de cura;

 

Regiane - Uma pergunta, que também é uma curiosidade, qual é a diferença entre mastologista e o oncologista?

Bianca - O mastologista trata da saúde das mamas a partir do momento que elas apresentem alterações tanto benignas quanto malignas. Já o oncologista é o profissional médico que trata do câncer, de qualquer tipo.

 

Regiane - Já ouvi dizer que homem pode ter câncer de mama, isso é real? Como o homem deve fazer a prevenção? É tão grave quanto o da mulher?

Bianca - O câncer de mamas também ocorre em homens, apesar de raro, menos de 1% dos casos de câncer de mama.

- O mais importante é que cada homem preste atenção também no seu corpo, assim como as mulheres e qualquer alteração na mama ou na região do tórax deverá procurar um profissional de saúde que fará os encaminhamentos necessários.

Regiane - Direitos do paciente caso ele seja funcionário de uma empresa, com registro na Carteira de Trabalho, é importante que conheça os seus direitos, já que é provável que tenha de se ausentar por alguns períodos.

 Bianca - É um direito do trabalhador, desde que comprovada a necessidade do afastamento através de um atestado médico. O médico assistente especificará o tempo concedido de dispensa às atividades de trabalho e estudantil, necessário para recuperação do paciente. O médico assistente é o profissional que acompanha o paciente em sua doença e evolução e, quando necessário, emite o devido atestado ou relatório médicos;

Site do INCA (Instituo Nacional do Câncer) especifica quais são os direitos sociais da pessoa com câncer. Apresenta uma cartilha com todas as especificações.

 

 Regiane -  chegamos ao final de mais um Momento Livre, por hoje é isso, muito obrigado por estarem ligados na programação da Rádio Comunitária a Voz do Povo de Quilombo. Obrigado Bianca, por sua presença aqui no Momento Livre. Convido-a para suas considerações finais, deixando uma mensagem de esperança aos queridos ouvintes que talvez se encontrem numa situação de luta contra o câncer.

Bianca - Importância da prevenção e de manter um estilo de vida saudável (alimentação, atividades física, lazer, espiritualidade). Em qualquer situação de duvidas consulte o médico.

 

RC- 87,9 a Voz do Povo

 

Comentários:

Deixe seu comentário:

Publicidades

© Desenvolvimento: www.windesigner.com.br