“VALORIZAÇÃO DA VIDA” FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO.

enviado por 87 em 10/09/2020 14:38

“VALORIZAÇÃO DA VIDA” FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO.

 

Associação Cultural Rádio Comunitária FM de Quilombo - CNPJ: 02.478.481/0001-70 – e-mail:

radiocomunitariavozdopovo@gmail.com - Fone: (49) 3346 4271 – Quilombo (SC) – CEP: 89850-000

_____________________________________________________________________________

PROGRAMA

MOMENTO LIVRE (ENTREVISTA)

DATA:

05/09/2020

HORÁRIO

 Das 08:30 às 09:30

GÊNERO/ASSUNTO

RELIGIOSO/SUICIDIO

TEMA

“VALORIZAÇÃO DA VIDA” FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO.

NOME DA RÁDIO

RÁDIO COMUNITÁRIA A VOZ DO POVO

LOCUTOR

TIAGO PEREIRA

PARTICIPANTES

ANTÔNIO DORNELES e EDINARA DORNELES.

ÁREA DE ATUAÇÃO

 PROFISSIONAL

PASTOR

 

Neste mês de setembro, a Rádio Comunitária a Voz do Povo de Quilombo, pretende focar e apontar a relevância de se discutir o tema SUICÍDIO. E para abordar o assunto, o programa Momento Livre, fará ao longo da programação diversa entrevistas com objetivo de divulgar informação a respeito desta questão. Hoje 05 de setembro, damos início a nossa conversa com o pastor da 1ª Igreja quadrangular Senhor Antônio Dorneles e pastora Edinara Dorneles.

Tiago - Bom dia sejam bem-vindos ao estúdio da RC 89,7 é um prazer recebê-los em nossa Rádio. Convido-os para que comente um pouco sobre sua vida, sua formação, seu trabalho a frente da 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Quilombo.

Pastor Antonio - Bom dia Tiago para mim é um prazer estar aqui falando de um assunto de extrema importância que é o suicídio, Setembro Amarelo mês aonde é feito a prevenção e também falar sobre o trabalho que a gente tem procurado fazer para combater esse mal que infelizmente tem assolado o nosso país, estamos aqui para conversar, para passar um pouco para as pessoas do trabalho da 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular.

Tiago - Muito bem porque falar sempre é a melhor solução  iniciando Então a nossa  entrevista nosso momento livre, uma vez né que nós vivemos em uma sociedade uma sociedade pastor com tanto prazer com tantas distrações também o mundo da tecnologia zapzap celular o que a Igreja do Evangelho Quadrangular de Quilombo vem fazer para atrair os fieis  porque hoje é a tecnologia enfim muito prazer muitas distrações muitas bebidas aí os nossos jovens estão alguns se perdendo na caminhada né pastor?

Pastor Antonio – É verdade Tiago nós já estamos aí neste ministério e nosso ministério na verdade é um ministério de conciliação estamos ai a 26 anos como pastor, a 10 anos como pastor auxiliar e 16 anos como pastor titular de igreja e neste tempo Thiago esses 26 anos juntamente com a pastora Edinara, o nosso trabalho à frente da Primeira Igreja Evangelho Quadrangular é procurar uma reconciliação, que  é reconciliação? é buscar aquela pessoa que está perdida a ter um encontro com Deus para se encontrar com Deus e realmente ter uma mudança de vida, então esse tem sido  nosso trabalho, aonde por três anos estudamos teologia a própria Igreja do Evangelho Quadrangular tem a faculdade Fatec que é aonde a gente estuda sobre a Bíblia e também os conhecimentos necessários na parte teológica. para nós estar então trazendo essas pessoas para mais perto de Deus né porque é muito difícil Tiago a pessoa depois que ela se perder ela se reencontrar, então é necessário ajuda, e o primeiro Deus e o evangelho. Em geral as igrejas evangélicas tem procurado fazer esse trabalho e assistência social buscando essas pessoas que às vezes estão ai perdidas, estão aí desorientadas para se aproximar mais de Deus através do evangelho.

Tiago - Adentrando o tema vida e fé, relacionado também com o suicídio, podemos afirmar que a vida é um dom de Deus. Qual o posicionamento da 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular como relação ao suicídio? Existem casos de suicido entre o grupo de pastores que vocês tenham conhecimento?

Pastor Antonio - Bem verdade Thiago sabe que são 11 mil mortes no último ano, dados do Ministério da Saúde na idade de 15 a 18 anos por suicídio, imagina a profundidade desse tema Tiago é lógico nós todos, todos os nossos pastores evangélicos cristãos e  não Cristãos nós somos seres humanos e também temos Thiago, temos os ataques às vezes e acontece que aconteceu várias vezes mas foi feito também o levantamento, tem muito baixo mas aconteceu que eles pastores e membros da igreja cometendo suicídio, é triste porque é um momento assim que a pessoa se sente muito sozinha mesmo não estando sozinho, então é um tema muito sério, então que a gente tem que debater procurar junto com a sociedade com todos os órgãos um meio de nós de todos nós nos Unidos para que esse índice  venha baixar se tratando da nossa cidade de Quilombo que também já temos vários casos aqui, que a pessoas também elas cometeram suicídio tirando sua própria vida.

Tiagotemos também choques, tristeza no coração porque você também não sabe que a pessoa o irmão está passando com sua incompreensão, enfim um sentimento também às vezes uma é uma depressão profunda Às vezes a rejeição de algum membro familiar e assim que segue também estão os motivos para o suicídio ?

Pastor Antonio - são vários fatores na verdade, o suicídio vem a ser uma perda dos órgãos sentimentais, mental, espirituais aonde muitas pessoas não tendo uma estrutura que as vezes já começa lá dentro da família na verdade já tem que ter esta estrutura,  às vezes a família não tem devido a tantos os acontecimentos até uma própria separação uma morte de um ente querido, ou uma doença, uma tristeza profunda. E infelizmente para todo mundo que nós estamos vivendo hoje às vezes tem passado despercebido dos nossos olhos que essas pessoas estão sofrendo, porque elas dão um sinal, porque nossa vida esta tão corrida a gente ainda não para e analisar e ver que ele esta dando um sinal, esta pedindo um socorro tá pedindo, uma ajuda, e nós precisamos ter essa sensibilidade e ouvir esse grito de socorro. Tanta coisa às vezes acaba passando até despercebido, que muitas pessoas né tem ceifado da sua própria vida, devido se encontrar em uma situação de sofrimento, de angustia, de dor e as vezes enfraquecida na sua fé ela acaba então achando melhor sacrificar a sua vida do que continuar este sofrimento.

Tiago - Pastora possível determinar o perfil de quem tem a tendência de cometer suicídio ou não?

Pastor Antonio -  O perfil de dizer está pessoa é propensa ao Suicídio  geralmente é uma fraqueza, a pessoa não quer sair de casa, a pessoa não quer se alimentar, ela não quer conversar com ninguém, não desabafa é muito difícil a pessoa abrir o coração dela é necessário  ela tem uma intimidade muito grande com alguém para ela poder desabafar. Então o sintoma principal é isso é uma pessoa que  perdeu o gosto da vida então ela não sente mais prazer em estar com  família, ela não sente mais alegria, em  trabalhar, em sair de casa, ela se fecha dentro dela mesmo e é aonde ela sem querer só com aqueles pensamentos negativos na cabeça. Ali então é necessário um trabalho psicológico, espiritual todos juntos, para conseguir chegar no Coração dessa pessoa, para que ela venha a desabafar e venha realmente ser ajudado por essas pessoas.

 Tiago - muita fé muita oração e muito Deus no coração e principalmente amor ao próximo nos dias de hoje que é tão difícil né pastor?

Pastor Antonio -  infelizmente as pessoas vivendo no mundo de hoje está com muita carência do amor, de transmitir este amor a estas pessoas. Existe uma preocupação muito grande consigo mesmo e não com o seu próximo, às vezes ate dentro da própria casa, família, cada um tem a sua vida, e não vive o conjunto da família não vive amor, não vive a paz, não procura conversar um com o outro, como foi o seu dia e isso acaba acumulando na vida das pessoas tanto sofrimento, tanta dor, tanta amargura, então é muito importante Thiago nesse tempo que a sociedade em si e todos os órgãos e a gente não se abster disso. A igreja também ela tem espaço para ajudar essas pessoas para ir ao encontro e ouvir o Grito de Socorro que esta dentro desta alma, e do seu coração. Infelizmente na nossa cidade, tem muito disso a gente à igreja através dos membros dos grupos missionários dentro da igreja nos tem grupos de casais entendeu, nós temos um grupo de intercessão de mulheres e homens jovens crianças e adolescentes procuram buscar na sociedade essas pessoas para trazer para o convívio desse grupo para ali então nós poder fazer um trabalho de aproximação para nós poder ajudar as pessoas.

Tiago Preconceito as vezes também né certo preconceito e que às vezes também durante o dia a dia gente nunca sabe que a outra pessoa está sofrendo né pastor?

Pastor Antonio – A partir do momento que a preocupação é somente com a tua dor, acaba esquecendo a dor do outro. Às vezes você sente uma dor num dedo pra ti aquilo ali representa uma morte e as  vezes você tá carregando uma cruz tão pesada você tá vencendo aquilo, nós temos que entender e compreender que cada um tem seu limite, não consegue chegar a solução de uma determinada situação e não consegue superar, a as vezes para você ou para nós é um pequeno obstáculo para aquela pessoa aquela pessoa é algo assim intransponível diante da forma como vai ver a vida, e a situação que ela está vivendo. já se fala de preconceito é algo que a gente fala para receber uma pessoa vai chamar aquela pessoa de fraca, chamar a pessoa de sem fé, que você é uma pessoa que não quer nada com Deus, uma pessoa que está na bebida mas não sabe por ela chegou a esta situação, para ela estar na droga você não sabe porque, você não vai a fundo saber o motivo que colocou ela lá nessa situação, até um vazio na alma dela, as vezes  é uma tristeza, uma angustia, um desgosto mas tá procurando preencher, e vai buscar nesses lugares então é muito importante não ter preconceito  importante é procurar alguma maneira de auxiliar esta pessoas.

Tiago -  Chegou então já chegou aqui também nos estúdios a Pastora Edinara Bom dia seja bem-vinda programação tudo certo aí com a família e sucesso papai?

Pastora Edinara – Bom dia Tiago, ficou lá deitadinho na cama, não esta muito bem e dei café para minha mãe e vim correndo porque somos um e não podia deixar o pastor sozinho.

 Tiago - com certeza isso é muito bacana estamos falando então conversando a respeito da música do mês aí de prevenção ao suicídio né pastora Edinara e também Pastor Antônio muitas vezes pastora o suicídio tratado como falta de fé na vida por não ter crença suficiente em Deus é válido. Aí também pontuar que o suicida não tem fé em cristo?

Pastora Edinara – Eu acredito que não, mas creio que a pessoa esta num momento de uma pressão tão grande que ela não consegue ver além daquilo que ela esta vivendo, e assim se fecha para todo mundo uma opressão na sua mente, ou algo que esta oprimindo esta pessoa, e vejo que não é falta de fé, ninguém esta livre de vivenciar este problema então quem tem ou não tem fé isto e relevante. Mas acredito assim que quando uma pessoa chega a este ponto ela esta realmente com os órgãos dela espirituais estão morrendo e então ela não consegue viver, não consegue ver uma luz, ela esta praticamente desistindo de tudo e isso não é falta de fé mais sim um momento de uma batalha muito grande consigo mesmo e precisa de ajuda.

TiagoA pessoas quando esta em profundo desanimo, tristeza começa o pensamento de tirar sua própria vida, diria que teria um pensamento suicida. Qual ou tem alguma recomendação começa com esses pensamentos, com pensamento de tirar a própria vida?

 Pastor Antonio - principal de todo o pensamento que a pessoa deve de ser nessa hora ela procurar de alguma maneira chamar atenção, chamar a atenção que ela precisa de ajuda, ela precisa de ajuda para sair daquela situação é muito importante ter esta sensibilidade de a gente poder ajudar esta pessoa, poder da família dos amigos alguém poder ter este  discernimento que essa pessoa está em sofrimento, esta em angústia, está ponto de tirar sua própria vida é muito importante que a pessoa que o próprio suicida ela de seu grito de socorro, e Peça ajuda de alguma maneira porque se ela não conseguir chegar a esse ponto, ela vai acabar então sendo mais um índice de 11 mil pessoas que tiraram suas próprias vidas.

Tiago -  pastora como que a igreja vê o ato de tirar a própria vida?

Pastora Edinara -  Olha não tem base bíblica para isso, eu acredito assim que nós não fomos chamados, para julgar é o próprio Deus né vai. A pessoa vai acertar com o senhor sobre isso, mas é muito triste porque para gente nós já vivenciamos isso uma vez, fomos foi chamados para atender uma jovem que fez isto. Tiramos uma jovem também na madrugada né que ela já estava com a corda no pescoço, mas ela chamou e a gente estava atento porque  ela nas  conversas dela era de despedida a gente chegou até a casa dela e o pastor que desamarrou a corda,  conseguimos salvar, independente do que a pessoa vai fazer da sua vida, e depois disso é a decisão de cada um, mas a gente vê com tristeza e é muito triste,  porque Deus da a vida e  repente você vê que tenta tirar sua vida. O próprio Cristo ele fala na palavra que ele nos da uma escolha vida e a morte, mas ele pede que escolha a vida, e sempre nos pede para escolher a vida, então para nós é muito triste nos chegamos a chorar em algumas situações de uma jovem que tirou a vida, ela esteve lá em um ou dois cultos, ela esteve lá e a gente não tinha conhecimento da família e a gente chorou porque a gente pensa assim nós somos parceiros, não da Primeira Igreja Quadrangular gente é de Quilombo e eu Santiago do Sul, quando acontece isso a gente chora porque a gente pensa se eu podia, que eu devia ter ajudado mais a gente se culpa um pouquinho, como pastor Antônio nessa hora que ele podia ter ajudado mais, quando você perguntou para o pastor sobre a família, sobre o que o Suicida deve fazer ele deve chamar, pedir ajuda, mas a família precisa estar atentos aquilo que está acontecendo, mas não podemos achar normal uma pessoa ficar trancada dentro de um quarto,  sem querer comer, sem querer conversar, então a partir do momento que não tem alguém dentro da minha casa que está com esses sintomas eu preciso também tomar uma atitude então a gente como igreja é muito triste é muito triste mesmo ver alguém tirar a sua vida, a vida que Deus nos dá e com abundancia.

Tiago - O movimento evangélico é uma vertente do movimento cristão? A base religiosa evangélica diz que o suicídio é um atentado contra a si mesmo, mas a decisão de ser salvo ou ser condenado pertence somente a Deus.  Dentro desta visão, qual a responsabilidade que a pessoa carrega por atentar contra a própria vida?

Pastor Antonio – Como a pastora falou Deus nos dá o Livre arbítrio o poder da decisão, o poder da escolha, a partir do momento que tomamos uma decisão que nós escolhemos dentro de tudo isso inclusive nos referimos ao suicídio, mas vai ter as consequências disso daqui a pouco, consequência deste ato, essa consequência vai ser diante de Deus mas eu ainda fico com a palavra de Deus, que diz que Deus ele é amor é a salvação, a salvação ela vem pela graça, pela graça de Deus o que  a graça é um bem não merecido e que for ver se nós for analisar sobre este Prisma Quer dizer então que nenhum de nós nem um ser humano tem o direito à salvação, mas como a  salvação é um bem não merecido porque todos nós estamos a posição de um pecador todos nós cometemos inclusive as pessoas cometem suicídio. Então olhando por esse prisma cabe a Deus o perdão deste pecado que é um pecado grave cabe a Deus julgar. Deus vai poder determinar  você vai para o céu e você vai pro inferno não isto cabe somente ao senhor é ele que vai julgar, é ele que vai fazer um julgamento ainda não chegou. Quer dizer algo para você aqui não chegou ainda hoje muitas pessoas já partiram com o senhor, mas a pessoa ainda não foi nem para o céu e ela não foi nem para o inferno ela está no descanso vai chegar no dia do grande juízo do grande julgamento aonde Deus vai julgar a todos, vai jogar aí cabe ao senhor Deus não confiou a determinada igreja a determinada religião há esta pessoas cometeu suicídio ou homicídio seja qualquer pecado ela foi para o condenada, cabe a Deus ao Senhor Jesus nos dá exemplos lá na cruz quando ele salvou aquele ladrão que se arrependeu e Jesus disse ainda hoje vai estar comigo se céu tem uma pessoa que está no paraíso que o ladrão da cruz. Os demais estão no descanso esperando o dia do grande julgamento.

Tiago - pastora finalizamos a nossa primeira meia hora o papel da igreja e aconselhar as pessoas que possuem esse pensamento também enfrentá-las motivá-lo a buscar ajuda em Deus o suicídio é considerado um jeito que carece muito de ajuda e nesses casos a igreja indica para que a pessoa Procure um profissional de saúde como é feita a orientação alem  também na palavra de Deus?

 Pastora Edinara – Temos um dia na igreja que a gente faz atendimento a gente tem o nosso telefone  também sempre disponível ao pessoal que precisa de ajuda um passa para o outro irmão da igreja mesmo passa no telefone não chama no WhatsApp né pastor ligam para gente a gente está sempre à disposição para sentar para conversar e não condenamos e até acompanhamos a busca de um psicólogo que é necessário né? A fé vontade de Deus então mas ele espiritual mas também é muito importante um tratamento com psicólogo ter com quem desabafar a gente sempre se disponibiliza a conversar a tirar um tempo de aconselhamento a orar estar ajudando mas é muito bom né procurar um psicólogo com certeza.

TiagoO dia que vocês recebem pessoas para conversar na igreja pastora que dia da  semana que vocês têm este tempo ?

Pastora Edinara – Nos temos Tiago 24 horas por dia, nosso telefone nunca é desligado se a pessoa precisar de madrugada a gente vai. No caso desta jovem que a gente atendeu foi de madrugada. Mas agora todas as quartas-feiras à tarde a tarde toda nós estamos na igreja a gente não mora na igreja né a gente morava na igreja e vocês bate na nossa porta a gente tava disponível e daí tem pessoas também que não tem acesso no telefone para nos chamar no WhatsApp para conversar então a partir da semana que vem toda quarta-feira à tarde eu e  pastor Antonio vamos estar toda quarta-feira à tarde a tarde todinha na igreja até a noite para quem quiser ir lá conversar. Mas o nosso telefone vai ficar aqui  disponível para quem precisar.

Tiago - Pastora como igreja vê principalmente o papel da família para que a pessoa tenha uma vida mais equilibrada seja na saúde física na saúde mental e principalmente na saúde espiritual?

Pastora Edinara – nos temos na igreja que o pastor já comentou grupos missionários e nos ajudam tem o grupo de homens, grupo de mulheres e tal, mas que ajudam né as pessoas a vencer essa batalha  aí, mas eu ouço muito  pessoas comentando que tem alguém da família que está enfrentando isso e e as pessoas acham que é uma frescura que vai achar o  o que fazer não é, muitos brincam vou da machado para o lasca uma lenha, é frescura Não é disso né ah é a mente desocupada vai ocupar a mente e tal, mas eu acho assim Tiago que a família ela precisa está muito atenta aos sinais né o que está acontecendo dentro da sua casa não achar normal né como eu falava antes não achar normal uma pessoa ficar trancado no seu quarto não querer se alimentar está desanimada né então eu acredito assim que a família deve ajudar essa pessoa a procurar ajuda a igreja aconselha nós nos grupos né a gente tem estudo  temos encontro de casais que a gente tem o casal de Pastores Fernando e Sabrina que faz Encontro de Casais sempre aconselhando né os casais ao diálogo a conversa eu acredito que o diálogo é o mais importante em uma família né dentro da casa na família precisa ter o diálogo para poder né cria saúde física mental e espiritual equilibrada, preciso haver diálogo e muito amor muito amor porque a partir do momento que alguns está dentro da minha casa sofrendo eu não posso achar normal e não dá bola para aquilo. Se alguém da sua casa não está bem eu automaticamente não estou muito bem também.

 Tiago – Posso estar enganado pastor e pastora às vezes nós estamos vivendo em um mundo mais individualista pensando apenas em nós às vezes é o ego da pessoa eu tô bem o meu colega o membro na família que se vire eu Acredito que a gente tem que começar a mudar o pensamento principalmente no âmbito familiar?

 

Pastora Edinara – Na verdade Tiago nos 10 mandamentos mas o primeiro e o segundo quando Jesus veio ele disse os outros demais eu vou obedecer, quais são o primeiro e o segundo? Amaras o senhor teus Deus de todo teu coração com todas as tuas forças e toda a tua alma, e o segundo amaras o teu próximo como a ti mesmo, a partir que eu obedecer estes dois aqui os demais eu vou obedecer e falta ou está faltando não humanidade na sociedade é eu pensar o meu irmão está sofrendo eu preciso amar e ajudar ele eu tenho um dizer comigo lá em casa dentro da nossa casa nossa família o que eu não quero para mim Eu não desejo para ninguém.

Tiago - seria essa ideia mas aos poucos também fazendo movimento é na igreja conversando aí sobre o assunto né está nas pessoas um pouco mais à vontade para falar a respeito ainda porque algumas pessoas ainda é um tabu né pastor inclusive tem uma dificuldade enorme para falarem sobre determinados assuntos Não especificamente algum, mas alguns outros assuntos que foi criado em uma forma meio diferente também?

 Pastor Antonio - Sabias as palavra da pastora esse entendimento que nos precisamos ter a realidade Thiago é que a família ela precisa ser essa ponte Entendeu essa ponte essa ligação entre os membros da família e um profissional e alguém que tenha realmente uma condição de ajudar aquele ente querido ali ou seja um sacerdote um pastor um psicólogo psiquiatra então esta pessoa da família tem que ter essa ponte para levar essa pessoa ate esse profissional nos temos inúmeros casos de membros da igreja que disseram olha pastor Tem um colega meu trabalho está passando por isso e esse irmão trouxe ele até a igreja vários exemplos de mães pais filhos que vieram até nós pedindo ajuda para aquele familiar servindo de uma ponte para nós ajudar  muitos casamentos foram restaurados muitas vidas deixadas de ser ceifadas porque alguém serviu como uma ponte de chegar até aquele profissional que ela pensou que pode com uma palavra que pode com carinho com um abraço para fazer com que aquela pessoa se sentisse bem, nos temos exemplos de muitas pessoas que chegaram Até nós simplesmente com poucas palavras e um abraço foi suficiente daquela pessoa desabafar ela ficar 15 20 minutos chorando de soluçar e saiu dali e ela dizia para nós pastor pastora para o que saiu 200 kilos dos meus ombros, então o amor isso que a gente como o pastor como líder a gente tem para dar para as pessoas e elas estão precisando Tiago o maior e o melhor tratamento para o suicídio que chama o amor e como a pastora falou com o amor ao próximo.

Pastora Edinara -  eu lembro de duas experiências que a gente esteve em uma cidade  em que  estava muito grande o índice de suicídio e depressão o médico do posto de saúde mandava as pessoas lá para igreja então durante o dia a gente atendia muitas pessoas. Outra experiências de que a gente teve uma senhora do interior né E quando ela chegou eu abracei ela disse que nunca tinha ganhado um abraço esposo de filhos de ninguém da família dela toda. Então eu cheguei e a abracei, ela ficou abraçada em mim ela passou a vir toda semana para me abraçar, ela me dá um abraço e é uma coisas simples que é um remédio que tem um efeito muito grande.  

Tiago - atenção principalmente de muita atenção conversando Olho no olho quando as pessoas até a própria família né porque hoje em dia o as tecnologias, falando a respeito do celular né Ah com certeza passar pela situação assim ou já chegaram conversar a pior coisa que eu  vejo né aí para gente faz as pessoas precisam mais atenção Ele tá conversando ou às vezes as pessoas para conversando com a gente celular! tá no almoço celular! tá na janta celular! Eu acho que às vezes as pessoas tem que ficar um pouquinho dessas tecnologias e convivermos mais com a família ser mais humanos assim conversar olho no olho perguntar porque às vezes falta no dia a dia também nas pessoas pastor como foi o seu dia de trabalho como que você está você passou bem o dia né tá com algum problema como que foi alguma situação porque também no dia do trabalho às vezes acontece algumas situações, será que também não esta faltando isso?

Pastora Edinara – Com certeza Tiago! Ate eu falava em um culto que a gente faz algumas dinâmicas que antes a gente sai do lugar e ia cumprimentar o irmão, dar um abraço, agora nao podemos nos abraçar e pegar na mão, mas nos podemos nos olhar no olho do irmão então se vira aí olha no olho de teu irmão diz para ele que ele é especial fala algo para ele a gente sempre faz dinâmicas no grupo e agora estamos vivendo isso,estamos usando uma máscara mas  a gente pode olhar no olho e falar para as pessoas que realmente é isso que esta faltando. Está faltando diálogo está faltando as pessoas se aproximarem conversarem mais e largar um pouquinho celular abençoado né que é uma bênção em nossas vidas mas ter mais esse diálogo mesmo.

 Tiago - vamos falando então aqui a respeito sobre o poder terapêutico de grupos que é sempre positivo geram acolhimento além de ser um momento em que a pessoa é escutada quais movimentos a igreja tem oferecido as pessoas que participam ou estão procurando ajudar nesse sentido pastor?

Pastor Antonio -  na verdade o principal também a pessoa ser ouvida é dar espaço para ela falar, para ela sentir que ela se sentir, aquilo que você falava agora, esta faltando o calor humano, a partir do momento que entra tudo tecnologia o calor humano vai embora vai embora o olho no olho as pessoas não estão querendo mesmo as reuniões de família tem sido muito difícil ter esse olho no olho essa conversa franca saber a necessidade do outro é muito importante eu não excluir as pessoas mais incluir as pessoas em grupos de ajuda o grupo de apoio como a pastora falou agora toda quarta-feira nós temos essa esse tempo dedicado e não são exclusivamente abordar este assunto suicídio ma há tanto problema que tem assolado a nossa Região a nossa cidade pessoas nós somos Thiago pessoas que vemos carregando as cargas e Cargas, ela vai chegar o momento que vai sobrecarregar em alguma área da nossa vida vai estourar pode vir uma depressão, pode estourar um infarto derrame e até mesmo a pessoa ir ao próprio suicídio é muito importante ela ir renovando as suas energias, suas Baterias a partir de então está conversando com alguém dialogando ela está então descarregando toda aquela carga que ela vinha trazendo carregando no decorrer dos seus dias, o papel eu falando da primeira vez Evangelho Quadrangular nos temos um papel muito importante nós não podemos fugir desta responsabilidade que conferira a nos por Deus. Que tiremos este tempo para essas pessoas de dar essa oportunidade dessas pessoas conversar com a pastora falou que o grupo de homens o grupo jovem na igreja tem os horários do culto ela tem as pessoas aqui na nossa cidade já que nós louvamos a Deus nós temos aqui um celeiro de pessoas e homem sacerdote ministros pessoas estão ali dispostas abrir a tua casa de posta ajudar tomar o suco refrigerante a sentar e a conversar com as pessoas a ajudar ou simplesmente eu sei que estamos em tempo de pandemia que não podemos abraçar mas Tem situações que não precisamos deixas o vírus de lado então abraço físico mesmo, abrir uma exceção é muito importante nos não podemos fugir disso. A pastora falou. Eu quero falar olhando nos seus olhos quando acontece um suicídio em Quilombo eu me sinto um fracassado, eu sinto no meu ministério eu me sinto um derrotado! Eu perdi eu podia ter ajudado mais esta pessoa, como eu não vi não percebi, como não enxerguei por que veio ate mim, Nós não podemos nos resignar e nos indignar e poder a cada dia procurar nos melhorar para ajudar nosso semelhante, senão onde que esta o amor ao próximo, na teoria? Precisamos na pratica dar amor ao próximo nós não somos perfeitos não somos os melhores, mas a gente procura a cada dia melhorar para ser útil na vida de alguém.

Tiago - A Nelsi Garbin Valcaringui, está perguntando, primeiramente nossa muito bom dia aí para família. ela queria pedir os pastores se eles percebem que a humanidade está melhorando suas atividades ou eles vêm as atividades humanas piorando?

Pastor Antonio – Ao nosso entendimento infelizmente piorando. Infelizmente nós temos uma situação aqui dentro do nosso Estado, aqui Canelinha entendeu Infelizmente o ser humano as vezes não falo animal porque  o animal porque eu tenho uns bichinhos de estimação que são melhores que o ser humano infelizmente esta piorando amor eu acho que é bíblico  esta lá Mateus 24 o amor está esfriando, e Por se multiplicai a iniquidade o amor esta esfriando é importante é necessário que nós sair do nosso Anonimato eu digo nós igreja, que igreja não é templo Tiago, não religião, igreja não é placa igreja somos nós pessoas o homem como você como dona Nelsi, quanto tantos tem na nossa cidade nós sair às vezes do nosso Anonimato e nós procurar Eu sei que não é fácil mas temos a nossa vida temos a nossa família temos os nossos Negócios em nossos problemas mas nós precisamos as vezes deixar nossa dor de lado em que o irmão do nosso bem as vezes é bem maior. e um abraço dona Nelsi mas infelizmente nós temos ainda pedindo a Deus que Deus levante que Deus melhore essa situação.

Tiago -  Existe uma esperança para humanidade em tornar a vida melhor?

Pastora Edinara – Nós cremos e precisamos crer né Tiago, mas infelizmente os sinais são bem tristes, bem desolador mesmo porque você não ver e a gente não esta conseguindo contemplar nas pessoas um sinal de amor ao próximo, nos ouvimos muito que se vire, que se lasque, ou esta colhendo o que plantou, essas palavras assim fortes que esta saindo da boca de muitas pessoas, e a palavra do senhor diz que nossa palavras tem um poder muito grande então se nós  usássemos as palavras mais para abençoar o próximo, para desejar o melhor ao próximo a humanidade estaria melhor. Eu fico indignada quando nas redes sociais e no facebook, mas quando a gente olha tantas pessoas falando e dizendo até versículos bíblicos mas a vida a vivencia é totalmente ao contrario. Fala de amor mas não vive o amor, fala de respeito mas não vive o respeito creio assim que tem que ser mais real mais a pratica. Falar e fácil mas o que o senhor deseja mais de nós é que a gente pratique, pratique o amor todos os dias e não é só colocar nas redes sociais e sim viver isso todos os dias.

Tiago - que  Com certeza daí entra aquele dito popular  faça que eu digo e não faça o que eu faço! Estamos chegando ao final do momento entrevista é muito obrigado por estar ligado aqui na programação da Rádio Comunitária Voz do Povo no próximo no próximo final de semana daremos continuidade ao tema da valorização da vida porque falar sempre a melhor solução e eu quero dizer que foi um prazer foi uma satisfação pelos pastores Pastor Antônio pastora Edinara pela sua pela sua presença aqui no Momento Livre foi um bate-papo aí também em crescimento  pessoal porque conversando com uma pessoa com vocês aqui em Quilombo a gente tem alguma coisa crescer e a equipe da RC 87,9 agradece a participação de hoje foi o aprendizado muito grande, nosso muito obrigado pastor pastora as suas considerações finais.

Pastor Antonio – queremos agradecer a esta oportunidade,creio que se fomos útil em alguma coisa, de alguma maneira e nos colocamos à disposição da rádio das famílias daqui da cidade de Quilombo o mais importante pastora falando que começa por nós, por alguém tem que começar esse novo tempo, nós precisamos vislumbrar um novo tempo precisamos vislumbrar coisas novas, essa foi a pergunta a Dona Nelsi é muito importante que nós vejamos além do problemas, que nos vejamos  uma saída que nos vejamos  o socorro e nós olhamos a lei Como cristo olhou para o problema ele não viu o socorro mas ele olhou para o senhor e ele disse que o socorro dele vem do  senhor a Bíblia fala Tiago também que Elias era um profeta um dos maiores profetas da Bíblia e Elias chega no momento tão triste da vida dele momento Momento de muita depressão que ele pegou a pedir a Deus a morte Elias mesmo tendo seis mil pessoas que estavam do lado dele ele ia se sentir sozinho e Elias me pediu para morrer se enfiar dentro de uma caverna Deus foi lá e tirou hoje daquela situação e abriu os olhos Elias. nos dias de hoje Tiago muitas pessoas às vezes não consegue ver que tem muita gente que ama elas que estão do lado delas e às vezes tomam decisões erradas nós como pastores estamos à disposição de alguma maneira para ajudar nos procure busque de ajuda, tem aqui a rádio abençoada que abre as portas para nós ela Através Dessa rádio tem também um canal de bênção tem sido um canal de bênção para essa cidade pela região que vocês essa ponte, esse Elo que liga esta pessoa necessitada a alguém que tem interesse que deseja ajudar ela de uma maneira ou de outra é a saudação a todos aqui da Rádio obrigado por esse espaço Deus abençoe e um bom final de semana a todos.

Pastora Edinara -  Eu tenho dois versículos da Palavra de Deus que eu gostaria de deixar, primeiro e do próprio Cristo que disse; Vinde a mim todos que estais cansados  e oprimidos eu vos aliviarei, ele é o único que tem o poder de tirar o fardo pesado que não só essas pessoas carregam mas nós mesmo no nosso dia a dia a gente acaba acarretando, Então ele tem o poder de tirar. E outro versículo que eu amo no meu coração que Jeremias 29-11 que o senhor diz assim; eu é que sei os pensamentos que tenho a vosso respeito pensamentos de paz e não de mal para vos dar o fim que desejais Então o senhor por mais que a humanidade está desse jeito Por mais que a gente tenha muitos pensamentos negativos ou até mesmo suicidas ele diz eu tenho Deus tem a nossa respeito. As vezes a gente se acha inferior, acha tão incapaz  Mas vamos olhar para o Senhor Será que ele me incapaz, será que ele me acha inferior e sem valor algum que é o que muitas pessoas falam há eu não tenho mais valor para mim é melhor eu tirar minha vida. E ele diz eu é que sai dos seus pensamentos, pensamentos de paz e não de mal para vos dar o fim que desejais o desejo do Senhor eu tenho Certeza absoluta que não é que ninguém tira sua vida mas que a gente viva, viva em paz. Jeremias 29/11 para você que está nos ouvindo fica ai nosso telefone de toda a população aqui do Quilombo Independente de religião Independente de placa de igreja nós nunca falamos placa de igreja fomos ungidos e consagrados na Igreja do Evangelho Quadrangular mas nos estamos aqui atendendo todas as pessoas independente seja espíritas e católicos e evangélicos seja o que for é um ser humano e a um irmão nosso e carece a nossa ajuda. meu carinho e Tiago aprendemos a amar você né uma forma especial e isso não é coisa da gente não é dom de Deus é Deus que coloca a mão. Conhecemos o Valcaringui conhecemos ele que chegamos aqui no Quilombo a sete anos, o Tiago desde a outra emissora, sempre tivemos um carinho especial por você e por sua família estão nas nossas orações que Deus abençoe a todos vocês e um bom fim de semana a todos.  
_______________________________________________________________

Associação Cultural Rádio Comunitária FM de Quilombo – E-mail: radiocomunitariavozdopovo@gmail.com – Sede Morro do Sol – Linha Kenedy e Estúdios na Av. Cel. Bertaso, 1363 – 1º An

Comentários:

Deixe seu comentário:

Publicidades

© Desenvolvimento: www.windesigner.com.br